Apesar de o mercado imobiliário brasileiro ser composto boa parte por empresas de pequeno porte, observa-se que normalmente são as construtoras e incorporadoras às responsáveis pela ousadia e inovação das ações (até mesmo por possuir uma verba maior), por este motivo, e em reflexo a um ano onde tivemos a necessidade de liquidar muitos estoques de lançamentos, chamou a atenção o alto número de ações do tipo “promoção de vendas”, e no geral a pouca criatividade das ações realizadas, diferente de anos anteriores.
Confira abaixo 10 das principais tendências para o marketing imobiliário em 2013.
1. Mídias Sociais
É crescente o número de imobiliárias, corretores e construtoras que desenvolvem canais de sua marca em diferentes mídias sociais, às utilizando com cada vez mais estratégia para a geração de novos negócios. Em 2013, o ritmo de novos adeptos segue forte, contudo ainda levaremos alguns anos para atingir a totalidade das empresas.
2. Boom da internet
Apesar de uma parcela das empresas imobiliárias já realizarem ações online, se levarmos em consideração a totalidade de empresas do país, ainda é pequeno o número de imobiliárias e construtoras que investem em ações online para alavancar vendas. Contudo, sabe-se que é questão de tempo para que a internet represente uma boa parcela da verba publicitária do mercado imobiliário.
Neste ano poderemos esperar um boom da divulgação do online imobiliário no Brasil. No final do último ano, alguns dos principais portais imobiliários do país anunciaram o recebimento de aporte financeiro milionário de investidores estrangeiros interessados no mercado imobiliário online brasileiro, o fato certamente refletirá em mais divulgação das ações imobiliárias na internet, visto que teremos empresas com verbas altíssimas dispostas a evangelizar o mercado.
Em paralelo a isto, existem diversos projetos no Brasil para a construção de novos pontos de wi-fi gratuito, fato que também será responsável em aumentar o número de usuários, e os números de acessos através de dispositivos móveis.
3. Migração verba da publicidade impressa para online
Tendência um tanto óbvia, mas importantíssima. Será maior o número de empresas e profissionais que deixarão por completo o investimento em mídia impressa, e passarão a investir em ações online. Hoje o jornal é de longe responsável pelo maior bolo da fatia de investimentos em marketing imobiliário.
4. Força do mobile
Segue a tendência do mobile, que ganha mais espaço a cada dia. Este ano como falamos anteriormente, teremos um propulsor para aquisições de celulares smartphone, devido aos novos pontos de acesso gratuito disponibilizados em diversos estados brasileiros.
Em relação aos aplicativos surge com mais força a necessidade do lançamento de versões não apenas para uma plataforma. Hoje as principais necessidades no Brasil são versões para Android e iPhone.
5. Encarecimento do valor do Google Adwords
Com mais pessoas acessando a internet, e mais empresas imobiliárias investindo em ações online, encarecerá ainda mais o investimento em Google Adwords, os links patrocinados do Google (principal buscador do país e do mundo). Para se atingir um determinado número de acessos, será necessário mais investimentos.
6. Conteúdo para o bom posicionamento nos buscadores (SEO) e relacionamento com clientes
Com o encarecimento progressivo do Google Adwords, e com a crescente dificuldade para se estar bem posicionado no Google (grande diferencial para empresas imobiliárias), aumenta a importância de estratégias de geração de conteúdo, e consequente conquista de relevância para construção de marca e como forma de potencializar acessos.
7. Redes sociais e internet para reclamar de atendimento
Mais pessoas utilizarão a internet, especialmente às mídias sociais para disseminar reclamações sobre empresas. O constante controle da reputação online de sua marca deixa de ser um “detalhe” e passa a ser um fator que realmente pode ser responsável pela perda de novas vendas.
8. Diversificação e aumento da equipe de marketing
Não apenas estará em alta ter um profissional de marketing dentro da empresa, fato que ainda não acontece em muitas delas, bem como surge a necessidade de novos cargos na equipe de marketing, como por exemplo “analista de mídias sociais”, “SEO”, “marketing online”, “diretor de marketing”, etc. Departamento de marketing bem estruturado está diretamente relacionado com o aumento do número de vendas, portando uma estrutura segmentada e com mais de um profissional não é artigo de luxo exclusivo para grandes empresas, está à disposição de todas que ousarem conquistar novos negócios.
9. Facebook Ads
Para anúncios online o Facebook Ads ganha força, seja para aumentar a exposição de uma empresa, ou para conquistar acessos ao site da empresa, e cadastros para interessados em imóveis. Mais imobiliárias e construtoras anunciarão no Facebook, ferramenta que possui grande potencial para o mercado imobiliário devido ao seu grande diferencial, a segmentação.
10. Personalização em stand de vendas
A personalização é considerada uma das 10 tendências globais de marketing para este ano. No mercado imobiliário já observamos alguns casos isolados de ações com foco na personalização de stand de vendas de acordo com cada visitante, este ano veremos mais.
Fonte: http://www.marketingimob.com/