A escolha de um terreno é o primeiro passo para a construção de empreendimentos e estratégias de mercados. Com o número cada vez maior de empreendimentos e a disputa pelas áreas acirradas, o que reserva o mercado de terrenos para o próximo ano?
Para Gustavo Feola, especialista neste segmento, a expectativa para 2013 é que deverá ser um ano de muita concorrência, com cada vez menos áreas. “Acredito que mais empresas tentarão se solidificar nos grandes centros. Em cidades menores começará a ter maior dificuldades em fecharmos bons negócios”, destaca Feola.
Feola também explica que 2013 será um ano bom para compras de áreas baseadas em mais permuta e um fluxo maior nos pagamentos, onde pode-se esperar compra totalmente em dinheiro, dependendo da necessidade do vendedor.
“O que deverá ser observado, principalmente pelos vendedores é uma análise da empresa que está fazendo a proposta, se é realmente uma empresa compradora, se ela está apenas especulando, além de, principalmente, fazer um levantamento de referência dela no mercado e os profissionais que estão envolvidos na negociação”, diz.
Outra dica importante é o vendedor visitar a empresa uma, duas, três ou mais vezes, quantas forem necessárias para conhecê-la melhor. Dessa forma, será possível perceber mais detalhes e saber realmente se há ou não força nesta compra.
Conheça mais dicas sobre as perspectivas para 2013 e mercado de terrenos no blog de Gustavo Feola.
Fonte: Redimob