PDV Imóveis

Notícias

Sinduscon-JP e Sesi fazem parceria para ação de segurança do trabalho no canteiro de obras

O Sindicato da Indústria da Construção de João Pessoa (Sinduscon-JP) e o SESI vão desenvolver de programas de segurança do trabalho nos canteiro de obras e, também, a prestação de serviços na área de saúde do trabalhador, com unidades móveis para assistência odontológica. No dia 7 de janeiro de 2013, num canteiro de obras, no Altiplano do Cabo Branco, em João Pessoa, será lançado o programa Arte no Canteiro. 

Neste dia, cerca de 200 pessoas assistirão a uma peça de teatro que vai simular situações de risco no dia a dia das construtoras, para conscientização da prevenção dos acidentes de trabalho. Em 2013, o Sesi levará a 45 construtoras os programas de segurança e saúde do trabalho, devendo atingir cerca de 2.000 trabalhadores na grande João Pessoa.

Este é um novo serviço que o sindicato desenvolverá em favor das empresas filiadas. Segundo o vice presidente de Relação do Trabalho e Política Sindical, Osáes Barros Mangueira Filho, o Sinduscon-JP será um agente multiplicador destas atividades de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, em parceria com o Sesi, que fará Programa de Controle Médico Ocupacional (realizações de exames, levantamento de riscos) e Programa de Prevenção e Riscos Ambientais, além de elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Civil.

Na reunião com o gerente de Saúde do Sesi, Edson Carneiro Monteiro Júnior e o engenheiro de Segurança do Trabalho, Fábio José Franchin e o diretor executivo, Kléber Medeiros, ficou acertado que haverá uma aproximação maior entre o Sesi e as construtoras, pois atualmente, apenas 16 construtoras utilizam os serviços voltados para os trabalhadores da indústria. Também serão formalizadas parcerias nas áreas de assistência odontológica e educação. Além de outras atividades de conscientização do trabalhador e na redução de desperdícios.

Arte no Canteiro é uma encenação a partir dos instrumentos de trabalho usados nas construções, de modo a conscientizar os trabalhadores em ações de prevenção de acidentes e quedas.

Serão assistidas 45 empresas com até 50 colaboradores, atingindo cerca de 2.000 trabalhadores na grande João Pessoa.80% das construtoras têm até 60 pessoas no quadro funcional.

O que é?

PCMAT – Programa de Controle de Meio Ambiente do TrabalhoPCMO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, 

Equipe:Engenheiro de segurança

Técnico de segurança

Médico
Ações:Visita semanal para acompanhar ações

Realização exames

Elaboração de Programa de Diagnóstico de Quedas 


Assessoria de Imprensa Sinduscon-JP

Fonte: Sinduscon-JP

Mais Notícias