O bom momento do mercado imobiliário brasileiro é a principal aposta dos fabricantes de blocos de concreto para impulsionar o crescimento do setor no primeiro semestre de 2013. É o que aponta um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil) em novembro junto a 40 fabricantes.
De acordo com a pesquisa, a maior parte dos empresários (62,5%) espera uma alta no faturamento no ano que vem e 37,25% deles apontam a fase do mercado imobiliário como principal influência para esse bom desempenho. Para atender a demanda extra os fabricantes pretendem investir em aquisição de novos equipamentos e adotar medidas para aumentar a produtividade.
Outros fatores mencionados para justificar o otimismo foram as obras de infraestrutura no país (25,49%), o Programa Minha Casa, Minha Vida (19,6%), e as expectativas positivas para a economia brasileira no próximo ano (11,76%).
Por outro lado, 30% dos empresários acreditam que o volume de negócios se manterá estável em relação ao atual semestre, enquanto 7,5% dos consultados aguardam uma retração dos negócios, e devem reduzir o número de funcionários e de turnos de trabalho caso as expectativas se confirmem.
O levantamento ainda mostrou que o segmento de pisos intertravados de concreto é o mais representativo para os fabricantes, representando 52,5% do faturamento previsto para 2013. Este tipo de piso tem como característica principal a simplicidade de instalação, pois seu assentamento é feito sobre uma camada de areia ou pó de pedra, sem exigir ferramentas diferenciadas ou mão de obra especializada.
A BlocoBrasil é uma entidade que congrega os fabricantes brasileiros do setor de bloco e pisos intertravados de concreto. Fundada em 2003, ela conta com cerca de 100 associados, sendo 68 indústrias de dez diferentes estados brasileiros.
Fonte: http://invertia.terra.com.br