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Corretor de imóveis deve criar relação de confiança com os clientes

O trabalho de um corretor pode evitar aborrecimento e andanças infrutíferas. Ciente do que o cliente busca, esse profissional pode funcionar como um filtro, desde que consiga estabelecer uma relação de confiança. Segundo Paola Alambert, diretora de marketin, essa relação de cooperação é muito importante. O profissional deve ser transparente e informar as reais condições do imóvel e as características da área. 

Conforme o artigo 723 do Código Civil, "o corretor deve, sob pena de responder por perdas e danos, prestar ao cliente todos os esclarecimentos que estiverem ao seu alcance acerca da segurança ou risco do negócio, das alterações de valores e do mais que possa influir nos resultados da incumbência". 

O cliente, por sua vez, deve ser claro em relação ao que pode pagar e às suas necessidades. "Ele deve especificar o que precisa em termos de tamanho, localização, características do imóvel e prazo para mudança, separando o que é o ideal e também o que é imprescindível", afirma Alambert.

É preciso tomar certas precauções em um primeiro contato. Segundo o presidente do Sciesp (Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo), Alexandre Tirelli, deve-se sempre pedir as credenciais do profissional. 

"Infelizmente muita gente atua no mercado desprovida de habilitação. O corretor tem obrigação de portar a credencial. E a carteira de regularidade profissional não deve ser confundida com o cartão de visitas", diz. Esse cuidado evita, segundo Tirelli, que a pessoa seja atendida por falsos corretores. "Há casos de pessoas que pediram dinheiro para os clientes a título de sinal. Quando a pessoa percebe que foi enganada, não sabe nem o nome correto do falsário. Assim, nenhuma entidade pode tomar providências". 

Internet é vista como aliada na negociação 

Assim como as placas de "vende-se" e "aluga-se" ajudam a divulgar o trabalho do corretor, a internet é vista como aliada. É um meio de estabelecer um primeiro contato e apresentar outras ofertas. 

Segundo a corretora de imóveis da Lello, Elizete Faria, os anúncios na web são práticos para os dois lados. "A internet é uma grande aliada, pois o tempo é escasso. Para o início de uma consulta, é o que há de melhor". Para Faria, os sites não substituem o trabalho do corretor. "Ao contrário, eles ajudam a definir o que o cliente procura, ou seja, o perfil do imóvel em que ele está disposto a investir". O desafio seguinte é levar o cliente para dentro da empresa. 

"Não podemos deixar que o cliente fique somente na consulta, como se estivesse fazendo apenas uma pesquisa. A partir do interesse dele, devemos apresentar o que existe no mercado e que possa atender às suas necessidades", diz a corretora. (Luísa Alcalde/Folhapress)

Fonte: http://www.jornalipanema.com.br

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